Austrália: o melhor lugar do mundo

Qual é o melhor lugar do mundo para viver? A Austrália, é claro! Com paisagens incríveis, alta qualidade de vida e grande diversidade cultural, esse país de proporções continentais é um lugar como nenhum outro.

A Austrália é uma nação bem-sucedida, estável e próspera, ocupando o 1º lugar no Relatório de Desenvolvimento Humano (IDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2016. Além disso, é uma das maiores economias do mundo, com baixa taxa de desemprego, baixa inflação e alto desempenho. É, sem dúvida, uma nação que está aberta aos negócios em um país de grande potencial. 

Aí, você pensa “o povo de lá deve ser metido a besta”. É aí que você se engana. Os australianos são muito acolhedores e amigáveis. Chegando à Austrália, você vai confirmar isso e se sentir em casa. Quase 30% da população é formada por estrangeiros e eles realmente encaram isso como uma coisa positiva. Mais um ponto para os Aussies!
 
E se a sua intenção é estudar na Austrália, você está no caminho certo. O país possui 7 das 100 melhores universidades do mundo e o governo australiano investe muito em educação, e está sempre de olho nas instituições para garantir a alta qualidade do ensino e dos serviços aos estudantes.

Deu pra perceber que qualquer que seja o seu estilo ou objetivo de vida, na Austrália você vai encontrar o seu lugar.

Já está fazendo as malas, né? Pra te deixar com mais vontade ainda, a gente listou 15 motivos para fazer intercâmbio na Austrália:

1.    Hospitalidade

Se você acha que brasileiro é um povo acolhedor, vai ficar impressionado com os australianos. Eles são sempre cordiais e têm um imenso respeito pela diversidade, acolhendo, como ninguém, estrangeiros e diferentes culturas.

2.    Belezas Naturais

De cima a baixo e de lado a lado, não tem como ficar sem fôlego com tanta beleza. Praias paradisíacas, florestas, montanhas, desertos, cânions e pântanos. Ufa! Dentro disso tudo, 500 parques nacionais e 19 maravilhas consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

3.    Vida Selvagem

A fauna australiana é única e esse é um dos motivos que causa fascínio nos estrangeiros. Mais de 80% das plantas e animais são exclusivos da região. Cangurus, coalas e ornitorrincos são alguns dos bichos que você só vai encontrar na Austrália. 

4.    Clima

O clima é temperado durante a maior parte do ano e o tempo é bastante agradável, parecido com o clima do Brasil. A diferença é que em alguns lugares faz muito calor (45°C) e em outros tem até estação de esqui (-10°C).

5.    Cultura 

A riqueza cultural da Austrália é fruto da chegada de imigrantes de toda parte do mundo, mas as tradições são, principalmente, de origem aborígene e europeia. É possível mergulhar na cultura aborígene com as galerias de arte rupestre do Kakadu National Park ou visitando a pedra sagrada dos aborígenes, Uluru, no Outback australiano. 

6.    Gastronomia

A quantidade de imigrantes enriqueceu a gastronomia da Austrália, com cozinhas renomadas e grandes chefs. Mas o que mais encanta são os famosos churrascos ao ar livre, as tortas de carne, os mercados de produtos frescos e os frutos-do-mar das cidades litorâneas.

7.    Lazer

Desde baladinhas até piqueniques e churrascos nas praias, as opções para se divertir na Austrália são infinitas. É muito normal ver famílias e amigos em parques, nas praias ou fazendo pequenas festas em casa.

8.    Esportes 

Os australianos são apaixonados por esportes e atividades físicas. Várias competições de Surfe, Rugby, Cricket, Golfe e Futebol acontecem todo ano no país. Mas não fica só nisso, esportes radicais, na natureza e aquáticos também são bastante praticados. 

9.    Segurança

Andar pelas ruas a qualquer hora, com seu celular, notebook, câmera, ou sacar dinheiro em caixa eletrônico sem se preocupar. Parece um sonho? Na Austrália é a mais pura realidade. O índice de criminalidade é baixíssimo.

10.    Saúde

O sistema público de saúde australiano é chamado de Medicare e é considerado um dos melhores do mundo. O acesso é para cidadãos e residentes permanentes, se esse não é o seu caso, então vai precisar do OSHC - seguro de saúde obrigatório para estrangeiros.

11.    Transportes

O transporte público realmente funciona na Austrália. Os ônibus, trens, metrôs e o ferry (em Sydney) são modernos, pontuais, seguros, limpos e climatizados, ou seja, nada de frio no inverno ou calor no verão.

12.    Qualidade de Vida

Todos os itens aqui em cima mostram que a qualidade de vida na Austrália é uma das melhores do mundo. Não é à toa que os australianos são considerados um dos povos mais felizes e a expectativa de vida seja de mais de 80 anos.

13.    Aprender inglês

Todo mundo sabe que a melhor forma de aprender inglês é vivendo a língua. O inglês é a língua oficial da Austrália e por lá você encontra excelentes escolas para cursos rápidos ou de até um ano de duração.

14.    Oportunidades de emprego

A maioria dos estrangeiros costuma trabalhar na indústria de serviços (principalmente, babás), hospitalidade (bares, restaurantes e hotéis) e agricultura. Mas se você quer trabalhar na sua área, o governo australiano divulga uma lista com vagas específicas, a Skilled Occupations List (SOL): https://www.border.gov.au/Trav/Work/Work/Skills-assessment-and-assessing-authorities/skilled-occupations-lists#. 

15.    Estudar em excelentes escolas

Para quem quer fazer intercâmbio estudantil, são mais de 22 mil cursos, de ensino médio, idiomas, técnicos e universitários. E a Austrália é um dos poucos países que permite que estudantes façam um “bico” enquanto estudam, desde que não ultrapasse 40 horas quinzenais, durante as aulas.

 

E quando você chegar à Austrália, tudo que falamos aqui vai parecer pouco.

Trabalhar na Austrália

A Austrália é muito mais que cangurus e surfistas loiros. O país está no centro dos acontecimentos e sempre teve bons relacionamentos com Ásia, Europa, África e, mais recentemente, as Américas. Isso mostra o alto potencial de crescimento econômico do país, mas não significa que ele estará sempre de portas abertas para os estrangeiros, como agora. À medida que as vagas disponíveis forem ocupadas, as dificuldades vão aumentar. Então agarre essa oportunidade e venha trabalhar na Austrália!
Se já está na Austrália, por que não trocar o visto de turista e entrar de cabeça no #AussieLifeStyle? Independente do que goste de fazer, você vai encontrar um emprego que se encaixe aos seus interesses. Se precisar de ajuda, conte com a gente.

Agora, se quer aproveitar para inflar o currículo com um curso de inglês, técnico ou uma pós, você pode conciliar estudos e trabalho. A Austrália é um dos poucos países que permite que estudantes trabalhem durante os cursos, desde que respeitem a quantidade de horas definida pelo governo:

  • Cursos de Inglês ou Técnicos: 40 horas quinzenais durante os estudos e horas ilimitadas durante as férias do curso.
  • Graduação ou pós-graduação SEM pesquisa (Bacharelado, MBA, Professional Masters): 40 horas quinzenais durante os estudos e horas ilimitadas durante as férias do curso.
  • Pós-graduação COM pesquisa (Mestrados e Doutorados):  Horas ilimitadas durante todo o período do visto.

Estudantes que completam cursos universitários na Austrália têm grandes chances de conseguirem vistos de trabalho depois que se formam:

  • Bacharelados, MBA ou Professional Masters: Visto de trabalho de 2 anos
  • Mestrado: Visto de trabalho de 3 anos
  • Douturado: Visto de trabalho de 4 anos

Estudar na Austrália

Não importa qual o tipo de curso você quer fazer. A Austrália tem um sistema de educação excelente, desde ensino médio até doutorados, reconhecido internacionalmente. Então se você quer ser cidadão do mundo, comece estudando em escolas australianas.

Ensino Médio

Com professores altamente qualificados, ambiente acolhedor e uma estrutura de primeiro mundo, as escolas australianas desenvolvem o talento do estudante. Você pode optar por escolas públicas ou privadas, todas com ensino de qualidade e com aulas em período integral. 

O calendário escolar é parecido com o brasileiro, com aulas começando em janeiro e julho, e os programas têm durações variadas: 3 meses, 6 meses ou 1 ano. Além das matérias obrigatórias, os estudantes podem praticar esportes ou fazer matérias técnicas, como marcenaria, culinária, computação, fotografia, entre várias outra.

Cursos de Inglês e Técnicos

Os cursos de inglês são para todos, com durações de 1 mês a 1 ano e níveis do básico até o avançado. Seja para entrar em uma universidade australiana ou para se lançar no mercado de trabalho, ter inglês fluente é essencial. Vale lembrar que para conseguir visto de estudante, você precisa fazer um curso de no mínimo 14 semanas, caso queira fazer um curso mais curto, use um cisto de turista.

Cursos técnicos ou VET (Vocational Education and Training) são um atalho para quem quer entrar de vez no mercado de trabalho australiano e também servem como porta de entrada para cursos universitários. A variedade de opções é tão grande, que você vai encontrar uma que tem tudo a ver com seus interesses. 

Universidades Australianas

A Austrália possui mais de 40 universidades e muitas delas estão entre as melhores universidades do mundo. Os cursos abrangem praticamente todas as áreas profissionais e a reputação internacional é de excelência e inovação.

Graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ter um certificado de qualquer universidade australiana no currículo é certeza de reconhecimento e aceitação no mercado de trabalho em qualquer parte do mundo. 

Serviços de Apoio ao Estudante

Muitas instituições de ensino australianas são como pequenas comunidades levam a sério o bem-estar de todos os estudantes. Para estrangeiros, elas oferecem serviços especiais para ajudar na adaptação ao sistema deles:
•    Programa para ensino de inglês.
•    Aconselhamento acadêmico e de carreira.
•    Assistência social aos alunos.
•    Recepção na chegada e programas de orientação.
•    Assistência com processos de vistos.
•    Serviços de saúde e acomodação.
•    Clubes, sociedades e salas de culto ou oração.
•    Instalações esportivas e de ginástica.