53adb4513f3849c97ca59e49e944ca5d.jpg

PRE-WELCOME

ORIENTAÇÃO DE PRÉ-EMBARQUE

Olá, tudo bem?

A gente aqui da ENJOY AUSTRALIA ja esta super feliz que voce vai chegar na Australia!

Tá todo mundo aqui pra você:

A gente quer te conhecer para entender o que você precisa e deseja, é assim que vamos te ajudar a traçar sua trajetória na Austrália. Cola aqui, que é sucesso!

O que você precisa, aqui tem:

 

Pacotes de Intercâmbio

São várias opções de escolas com preço honesto. Você decide onde quer estudar e quanto pode pagar.

Coaching de Carreira

A gente tem uma rede de contatos incrível para você conquistar aquele tão sonhado trabalho na Austrália.

Cursos de Extensão

Complemente sua graduação, dê um tapa no currículo e veja sua carreira decolar ou siga um novo caminho fazendo VET.

Moradia

Temos moradias temporárias em casas de família ou de estudantes. Tá aí uma oportunidade de conhecer gente nova logo de cara!

OSHC

Não tem como tirar o visto de estudante sem um seguro de saúde.

Esse aqui é obrigatório!


O QUE É WELCOME CHAT?

 O Welcome Chat é um serviço gratuito de recepção e acompanhamento dos nossos clientes vindo para a Austrália.

  1. Você será contatado 2x antes de embarcar para a Austrália. Esse é o nosso primeiro contato com orientações de pré-embarque e o próximo contato será com orientações de chegada na Austrália.
  2. Assim que você souber quando vai chegar na Austrália, por favor marque o seu Welcome Chat. (Se você estiver vindo para Sydney a sua reunião será no nosso escritório em Sydney CBD. Se você estiver indo para qualquer outra cidade da Austrália, a reunião será feita por telefone ou Skype, como prefir. Na sua reunião de Welcome você receberá orientações sobre moradia, transporte, conta no banco, como usar o seu seguro saude OSHC e serão sanadas dúvidas sobre trabalho, feito seu TFN. Você também receberá um guia do estudante internacional com muita informação útil).
  3. Após o a sua reunião de Welcome, você receberá um novo contato com orientações e dicas sobre trabalho na Austrália e modelos de currículo.
  4. A gente vai te acompanhar durante toda a sua estadia na Austrália e nosso meio de comunicação principal com você será o seu e-mail. Então, por favor, cheque o seu e-mail pelo menos 1x por semana para que nossa comunicação seja eficaz.
  5.  Caso você tenha algum contratempo com a escola e acomodação compradas no Brasil, fale conosco! Podemos te ajudar a identificar o problema, orientar nas possíveis soluções e auxiliar tanto junto a escola / fornecedor de acomodação quanto para a sua agência de atendimento no Brasil (caso voce tenha comprado seu intercambio com algum de nossos parceiros).

*O Welcome Chat é gratuito e não inclui pick-up no aeroporto. 

GET THE JOB YOU WANT

Obter um trabalho na sua area de formação requer habilidades para navegar num competitivo e desconhecido mercado de trabalho, com experiência e conhecimentos locais limitados e muitas vezes sem contatos significativos. Para te ajudar nesta tarefa, oferecemos o GET THE JOB YOU WANT um programa específico para estudantes que queiram trabalhar na Austrália em suas áreas de formação.

O programa tem um êxito comprovado em orientar estudantes internacionais na construção de uma articulada rede de contatos, um correto curriculum vitae, treinamento para entrevistas e utilização de poderosas técnicas que leva a encontrar trabalho em sua área de especialização.

Fazendo o programa você:

  • Receberá um mapa de mercado que contém todas as empresas contratantes de sua indústria de interesse na sua cidade de busca,
  • Terá um treinamento interativo do que fazer, dizer e onde ir,
  • Receberá orientação de como construir múltiplas plataformas de marketing pessoal, incluindo social media,
  • Aprenderá como construir uma poderosa rede de contatos começando do zero,
  • Terá 10 sessões individuais com um Job Search Coaching e suporte contínuo durante todo o programa.

O programa completo inclui 10 sessões individuais de Job Search Coaching, mas você também pode fazer sessões individuais se preferir.  


SAÚDE & DINHEIRO

SAÚDE

  • Antes de viajar, faça um check-up médico e vá ao dentista, é importante que você esteja com sua saúde perfeita. 
  • Na Austrália, ir ao dentista é caro e o seu seguro saúde normalmente não cobre este tipo de despesa.
  • Se você usa, lembre-se de trazer óculos reserva e lentes de contato, que aqui são vendidos  apenas com receita médica.
  • Além disso, muitos remédios e todos os anticoncepcionais são vendidos somente com receita médica. Se você precisar, traga extras e uma receita em inglês para entrar com eles na Austrália.

DINHEIRO

Existem várias opções para trazer dinheiro para a Austrália:

  • Cash: – Traga com você alguns dólares australianos para usar nos primeiros dias. Caso queira trazer maior volume de dinheiro, você poderá depositá-lo assim que abrir uma conta na Austrália (contas para estudantes normalmente são isentas de taxas). Se você quiser, podemos abrir uma conta para você sem custo algum.
  • Cartão de crédito: – é bom ter para emergências (o câmbio não é muito bom e você paga taxas altas no brasil)
  • Travel money: – emitido pela sua agência no Brasil em parceria com bancos, o cartão travel money é uma maneira prática e segura de levar dinheiro em suas viagens ao exterior. 

Vacinas

Todos os brasileiros precisam tomar vacina da febre amarela antes de vir para Australia, caso nao tenham tomado nos ultimos 10 anos.


Apos tomar vacina basta levar sua carteira de vacinacao e carteira de identidade em um Centro da Anvisa do seu estado para que eles possam emitir uma carteirinha internacional comprovando sua vacina. Veja neste link o endereco da anvisa no seu estado: http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante
 
Recomendamos que voce anexe esta carteirinha no seu passaporte nas paginas finais para nao perder e para facilitar na imigracao na entrada na Australia. Aqui o link da embaixada australiana explicando esta informacao, caso queira mais detalhes:
http://brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/febreamarela.html


SUAS MALAS

 

  • As companhias aéreas tem regras diferentes com relação ao peso e número de malas que você pode despachar.  Consulte o site da companhia aérea que emitiu a sua passagem para verificar qual será o seu limite.
  • Lembre-se que existem vários itens que não podem ir na bagagem de mão, como líquidos  com mais de 100ml, objetos cortantes, aerossol, etc.
  • A Austrália não permite a entrada de objetos de madeira, comida, e qualquer tipo de droga.
  • Para quem pensa em trazer cigarros ou bebida alcoólica, o máximo permitido pela alfândega australiana são 50 cigarros e 2 litros de bebida alcoólica por pessoa.
  • Prenda fitas coloridas na sua bagagem, adesivos, tags, tudo que facilite a identificação;

EXTRAVIO DE BAGAGEM

  • Saindo da imigração você irá para a área de esteiras recolher suas malas.
  • Caso não encontre sua mala nas esteiras, reporte o acontecido a alguém do balcão de reclamações ou no balcão da cia aérea que você veio ANTES de sair do aeroporto;
  • Receba o PIR (Property Irregularity Report);
  • Contate a AssistCard (caso você tenha).
  • Caso não tenha o AssistCard, contate sua companhia aérea para saber da localização  da sua bagagem. Geralmente demoram alguns dias para identificar e enviar para o endereço que você fornecer. 

É comum que em viagens internacionais bagagens possam se extraviar. Então uma boa dica é trazer algumas mudas de roupa na sua bagagem de mãos para o caso de alguma emergência. Normalmente as bagagens são encontradas e devolvidas num prazo medio de 5 dias. *Isso é apenas uma estimativa. 


IMIGRAÇÃO

 Um pouco antes de chegar, ainda dentro do avião, você receberá um formulário da Alfândega e Imigração que deverá ser preenchido e assinado (olha a caneta do check list aí).

  • No formulário você deverá informar se traz comidas, se esteve em fazendas recentemente, se está trazendo produtos ou quantias superior a 10 mil dólares (se estiver declare, não é taxado, é só controle), seu endereço na Austrália, o país de origem, número do vôo, número do passaporte, quanto tempo pretende ficar, e outras perguntas mais (tudo em Inglês). 
  • Se não souber responder alguma pergunta, deixe-a em branco. 
  • Você deverá mostrar esse formulário para a Imigração ao descer do avião e novamente na Alfândega, depois de pegar suas malas.

Ao descer do avião dirija-se aos balcões da Imigração e apresente seu passaporte, o formulário que você preencheu dentro do avião, o cartão de vacinação e quaisquer outros documentos que forem solicitados.

É possível que eles façam perguntas (em inglês). Evite contradição nas suas respostas. As perguntas mais frequentes são:

  • Why did you decide to come to Australia? (Por que escolheu a Austrália?)
  • What are you going to do here? (O que você veio fazer aqui? )
  • Where are you going to stay? (Onde você vai ficar? )
  • What do you do in your home country? (O que faz no seu país de origem?) 
  • Do you intend to work or study? (Você pretende trabalhar ou estudar?)

Tenha as informações sobre a escola que vai estudar: horário das aulas e endereço e treine um pouco seu inglês.

TELEFONE & INTERNET

 

Se você não comprou nenhum transfer, antes de ir para sua acomodação, ainda no aeroporto, você pode:

  • Trocar algum dinheiro
  • Comprar um chip de telefone
  • Comer
  • Ligar para sua família dizendo que está tudo bem

Comprando um Chip de Telefone na Austrália

Recomendamos que você compre um chip de telefone um pré-pago (pre-paid sym card) ou um plano mês a mês (Monthly Plan). 

Algumas opções de companhias telefônicas são: 

Ligações para o Brasil

  • Para ligar para o Brasil a cobrar: 1800 881550 + código da cidade + número desejado
  • Para ligar para o Brasil pagando no seu chip:  +55 + código da cidade + número desejado
  • Skype: é uma ótima opção para fazer ligações internacionais e matar a saudade de casa. Fale conosco via skype também. Nosso ID é ab-australia02
  • O viber e whatsapp são opções de aplicativos de smartphones úteis para falar com seus contatos em outros países.
  • Cartões telefônicos internacionais são uma opção bem barata (em geral 80% mais baratos do que ligar de um telefone fixo). Estão disponíveis para venda em newsagencies ( bancas de jornais) e lojas de conveniências. Peça por um cartão para fazer ligações para o seu país e o vendedor saberá te indicar a melhor opção.
  • Para ligar para a Enjoy:  (02) 9299 9323

Internet

  • Wi-fi:  alguns lugares oferecem free wi-fi. Como: alguns cafés, o McDonalds, Apple e a nossa agência em sydney.
  • Celular: a maioria dos pacotes de telefone celular incluem acesso a internet. Todos são muito parecidos, verifique qual é o mais adequado de acordo com suas necessidades.
  • Em casa: os provedores mais populares com pacotes de internet para sua casa são:
  • TPG: www.Tpg.Com.Au / optus: www.Optus.Com.Au telstra: www.Telstra.Com.Au

ACOMODAÇÃO

Provavelmente você já escolheu a sua acomodação para as suas primeiras semanas na Austrália. 

  • Nessa chegada é possível que você estranhe esse novo ambiente.
  • Sua acomodação pode ser um pouco distante da escola ou do centro, é possível que você não se identifique logo de cara com a família ou com as outras pessoas da casa ou talvez você estranhe a limpeza ou arrumação.  Isso tudo é perfeitamente normal. 
  • É importante que você não crie grandes expectativas com relação à sua primeira acomodação na Austrália pois a é apenas uma solução provisória! Depois desse primeiro momento você terá a chance de procurar o lugar certo para você.

Encontrar uma acomodação em qualquer cidade da Austrália não é tão fácil e vai exigir um pouco de esforço e tempo. 
Existem várias opções e os preços vão depender de vários fatores como localização, idade do imóvel e o número de pessoas com quem você vai dividir o quarto ou a casa.

  • Quanto mais perto do mar ou do centro da cidade a acomodação estiver, mais caro vai custar. Facilidades e infra -estrutura (cafés, supermercado, escola, transporte público) próximas ao local também influem no preço do aluguel. 
  • Por isso, comece a procurar sua nova moradia com pelo menos duas semanas antes do seu contrato terminar. 
  • IMPORTANTE: para alugar uma acomodação é necessário pagar um Bond (caução) adiantado! (Geralmente é o valor de 2 a 4 semanas de aluguel).

Algumas opções são:

  • Continuar na acomodação que você está (se você está satisfeito com sua acomodação, verifique com alguma antecedência a possibilidade de estender sua estadia e quais são os termos do novo contrato).
  • Shared Houses: Dividir um quarto ou apartamento com outras pessoas é muito comum na Austrália. Uma forma de encontrar uma share house é conversar com as pessoas na sua escola, olhar anúncios de vagas no mural da escola e procurar na internet. 

Alguns sites que você pode usar são:

http://www.gumtree.com.au/
https://flatmates.com.au/
http://www.flatmatefinders.com.au/
http://au.easyroommate.com/
http://www.share-accommodation.net


Para ir até sua acomodação, se você não comprou nenhum pic-up ou transfer, existem as seguintes opções:

  • Taxi
  • Uber: um pouco mais barato que o taxi. Baixe o app e peça seu uber.
  • Ônibus – Sydney oferece passes por viagem, dia, semana, mensal, anual, para todos os transportes coletivos. Recomendamos o OPAL card. Em outras cidades veja aqui: Melbourne, Brisbane, Adelaide, Perth.
  • Trem  - Em Sydney, programe sua viagem através do site: transportnsw.info
  • Shuttle  - vans que fazem o transporte do aeroporto até a acomodação (e vice-versa) ou até algum ponto central da cidade e eles existem em quase todos os aeroportos. Custam mais caro que um ônibus e aproximadamente metade do táxi. 
IMG_2675.jpg

ENFRENTANDO OS PROBLEMAS

 

Fazer intercâmbio é uma oportunidade para crescer, amadurecer, descobrir mais sobre você e sobre o mundo. 
Você terá a chance de saber como reage ao enfrentar uma situação nova e desconhecida, irá aprender a encarar os desafios de frente e solucionar seus problemas. Sempre que precisar de ajuda, pode contar conosco. Já passamos por tudo isso e podemos te ajudar!
A cultura e o ambiente são diferentes do Brasil, você poderá sentir saudades de casa, tudo será novo. Portanto, quanto mais curioso e disposto a aceitar as mudanças você estiver, melhor será sua adaptação.
Não se apegue a julgamentos e conceitos já formados anteriormente. Aproveite para observar, ouvir e aprender, sem julgar e criticar.

É fácil arrumar trabalho na Austrália?

Não. Existe uma boa oferta de trabalho na Austrália mas você vai precisar ir à luta com vontade, bater perna, enviar vários currículos, fazer “trials” de graça, ouvir um monte de não. Depende muito do nível de inglês e mais ainda da disposição. Mas se você quiser, você vai conseguir!!

É fácil arrumar acomodação? 

Também não. Você vai precisar de paciência para pesquisar anúncios, ligar para os locatários e fazer várias visitas até encontrar um lugar onde você se sinta bem. Dá trabalho.

A pergunta correta é: 

Vou conseguir arrumar trabalho?

Com certeza sim. Pode demorar um pouco mas todo mundo consegue.

Vou arrumar uma acomodação? 

Vai. Depende apenas de um certo esforço.

Achar que fazer intercambio é muito fácil pode gerar alguma decepção. A experiência é muito rica, divertida, você vai aprender um monte e crescer como pessoa. Pode até não ser fácil mas vale muito à pena!!


ESCOLA

  • Tenha com você o endereço da sua escola e o horário em que deverá se apresentar. No seu primeiro dia, leve seu passaporte e o comprovante de matrícula (COE).
  • Se você está com um visto de estudante você deverá comparecer a pelo menos 80% das aulas. As escolas são obrigadas a reportar periodicamente sua frequência para a Imigração e um comparecimento inferior ao estipulado pelas autoridades acarreta no cancelamento do visto. 
  • Pela proximidade, a maioria dos estudantes Internacionais vêm da Ásia. Sul-americanos, incluindo os brasileiros, formam o segundo maior grupo, seguidos por europeus, árabes e indianos. Essa proporção é semelhante na maioria das escolas e varia pouco entre as cidades Australianas.

TRABALHO

  • Como estudante você poderá trabalhar em torno de 20hs por semana, durante o período das aulas, e período integral durante as suas férias. Sua permissão de trabalho só começa quando suas aulas começam. 
  • Assim que você chegar, entre em contato conosco e vamos te enviar modelos de currículos e dicas para te ajudar na busca por trabalho.
  • Faremos também o seu Tax File Number (TFN), que é semelhante ao CPF no Brasil e é fundamental para que você receba seu pagamento de forma legal. 
  • A aplicação do TFN só pode ser feita após a sua chegada na Austrália e demora em média 28 dias para ficar pronto.

CUSTO DE VIDA

O custo de vida varia muito de cidade para cidade, mas o valor dos salários também. De forma geral, nas cidades menores o custo de vida e os salários também são mais baixos. Nas cidades grandes, o custo de vida é mais alto mas paga-se melhor.

A imigração aconselha que você tenha AUD$1550 por mês de estadia no país. Esse valor é suficiente para cobrir as despesas básicas do dia-a-dia, sem muita regalia.
Para dar uma ideia do custo básico nas grandes cidades:

  • Acomodação (dividindo um quarto) pode variar de AUD$170 à AUD$250 por pessoa por semana (normalmente com luz e internet inclusas).
  • Alimentação básica pode custar em torno de AUD$25 por dia. 
  • Transporte: de AUD$20 a AUD$60 por semana, dependendo do tipo de ticket que você precisar.
  • Telefonia: a partir de AU$30 mensais

 NOSSOS CONTATOS:

  • Para dicas de trabalho e networking siga nosso LinkedIn: linkedin.com/company/enjoy-australia
  • Para dicas gerais e vagas de trabalho curta nossa fan page: facebook.com/enjoyaustralia.com.au
  • Temos tambem um grupo no facebook com vagas atuais de trabalho: facebook.com/groups/trabalhoemsydney
  • E-mail: contact@enjoyaustralia.com.au

  • Telephone: (+61) 02 9299 9323 / Celular: (+61) 0421 596 999 / (+61) 0403 320 306 / WhatsApp: +61 417 097 499

  • Endereco: 50 Clarence Street, 7º andar, sala 706. Sydney - NSW - 2000 (Perto da Wynyard Station). 

WWW.ENJOYAUSTRALIA.COM.AU


CHECK LIST PARA O EMBARQUE

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • E-ticket (Passagem aérea);
  • Carteira internacional de vacina (constando a vacina contra febre amarela).
  • Cópia do seu visto (você pode imprimir o e-mail que recebeu)
  • COE;
  • Apólice do Seguro (OSHC);
  • Números de contato da Enjoy Australia
  • Números de contato da sua acomodação
  • Contato da sua escola
  • Uma caneta
  • Dólares Australianos
  • Suas malas

Pra Lembrar:

  • A voltagem na Austrália é 220v

O formato da tomada é de três pinos retos inclinados (como mostra a imagem). Você consegue comprar adaptadores nos aeroportos e principais supermercados.

Contatos Úteis