photo-todd-quackenbush-n-124.jpg

JOB GUIDE

Como Buscar Trabalho na Australia

Ola, tudo bem?

Ta procurando emprego? A gente sabe bem como e isso. E fizemos esse guia pra te ajudar. Afinal nem só de surfe vive o homem não e mesmo? Entendemos que encontrar um trabalho durante o seu intercâmbio pode ser muito importante nao so pra ajudar a salvar uma grana mas também para o aprendizado e desenvolvimento da língua e adaptação cultural, realização pessoal e claro para nos ensinar muita coisa.  Trabalhar na Australia, ainda que de forma voluntária, é parte fundamental no processo de aproveitar o seu intercâmbio de verdade.  Nosso objetivo é ajudá-lo a encontrar as melhores soluções,  para que você cresça e se desenvolva. 

Somos a Enjoy Australia


Regras

TFN & ABN

Como estudante você poderá trabalhar 40 hs a cada 2 semanas, durante o período das aulas, e período integral durante as suas férias.
Existem 2 principais formas legais de se trabalhar na Austrália:

1. Recebendo através do seu Tax File Number: TAX FILE NUMBER (TFN), é um numero semelhante ao CPF no Brasil e é a maneira mais comum de se trabalhar na Austrália. Se você trabalha neste modelo, o TFN é fundamental para que você receba seu pagamento de forma legal e pague os devidos impostos ao governo australiano. Assim que você chegar, entre em contato conosco para que possamos aplicar para o seu TFN. Precisamos apenas do seu endereço e cópia do passaporte ok? O prazo para chegada do TFN após a aplicação é de 28 dias e só pode ser aplicado quando você já estiver na Australia.

*É comum acontecer de o ATO (Australian taxation office - órgão responsável pelo processamento do TFN) falhar e não enviar o TFN, portanto guarde o número de protocolo para futura referência. Caso você não receba em 28 dias, entre em contato conosco que te ajudaremos a contatar o ATO para resolver.

Ao final do ano fiscal (jun-jun) você deverá aplicar para o seu Tax Return (restituição do imposto de renda), assim se seu empregador tiver coletado seus impostos corretamente ou a mais do que deveria, você terá direito a restituição do valor pago a mais. Esse valor varia de acordo com o montante que você recebeu durante o ano fiscal.

2. Recebendo através do ABN: ABN é o Australian Business Number, um número único de 11 dígitos que identifica o seu business para o governo e para a comunidade. Podemos comparar com o CNPJ brasileiro.

Fazer o ABN é como se você estivesse abrindo uma empresa na Austrália. Se você for um prestador de serviços para diferentes empresas, você pode abrir uma empresa como sole trader e emitir invoices para as empresas contratantes sempre que prestar seus serviços.
*Atencao: algumas empresas, ao invés de te contratar como empregado, pedirão para você tirar e fornecer um ABN.
O fato de ser registrado como sole trader não é o que determina se você é um contractor (que pode receber pelo ABN) ou empregado (que não pode receber pelo ABN). O ATO considera uma série de fatores, como o controle sobre o trabalho, a responsabilidade sobre os riscos, a forma de pagamento, a possibilidade de sub-contratar etc. para verificar se você é elegível para obter o seu ABN.
Usar o ABN para trabalhar para apenas uma empresa como empregado é ilegal e ainda coloca você em risco. Se você sofrer algum acidente não poderá reclamar o seguro da empresa contratante já que, se você trabalha no ABN, você não figura como empregado e sim como empresa terceirizada prestadora de serviços. O seu OSHC também não vai cobrir as despesas decorrentes de um acidente de trabalho (a sua empresa é quem deveria ter um seguro).

Se você vai trabalhar para um único empregador e várias vezes por semana, o correto seria ter um contrato de trabalho. Por isso, vários pedidos de ABN estão sendo negados de acordo com o que você preenche na solicitação do seu número.

Se seu tipo de trabalho for :

  • apprentices
  • trainees
  • company directors
  • labourers
  • trades assistants

Você NÃO deve ter um ABN e sim um contrato normal de trabalho. Se você tem a intenção de abrir uma empresa, aconselhamos que converse com um contador para analisar as melhores opções. O contador também pode te auxiliar na declaração dos impostos, que é um pouco diferente para quem usa ABN.

Caso você não se enquadre de fato como um prestador de serviços, não aconselhamos que minta para o ATO pois você poderá ser multado em $6600.
Caso você queira assumir o risco, o ABN pode ser feito pela Internet no seguinte link
https://abr.gov.au/For-Business,-Super-funds---Charities/Applying-for-an-ABN/Apply-for-an-ABN/

* Lembre-se que recebendo através do ABN, ao término do ano fiscal, você deverá por conta própria declarar e pagar os Impostos sobre a renda que obteve durante o ano, caso não recolha os impostos a cada nota emitida.

8 PASSOS PARA ENCONTRAR TRABALHO

  1. Identifique que tipo de trabalho você pode fazer de acordo com seu nível de inglês atual e suas habilidades;
  2. Veja quais são os requisitos (licenças ou cursos) necessários para trabalhar na área escolhida;
  3. Prepare um currículo para cada tipo de trabalho que você escolher;
  4. Identifique quem são os potenciais empregadores;
  5. Planeje uma rotina de visitas a websites e empresas (2 a 3 horas por dia, por exemplo); 
  6. Mantenha uma atitude positiva (você poderá receber negativas em cerca de 90% das tentativas);
  7. Faça uma análise das respostas obtidas para melhorar a estratégia;
  8. Não desista (winners never quit. Quitters never win).

PROFISSÕES

Geralmente a velocidade com a qual você vai se posicionar no mercado de trabalho australiano está diretamente relacionada ao seu nível de inglês e existem trabalhos para todos os niveis. Veja abaixo alguns tipos de trabalho que costumam empregar estudantes estrangeiros:

  • Cleaner (limpeza de casas, escritórios e afins) - Muitos estudantes que chegam à Austrália começam por aqui pois a maioria das vagas não exige fluência no inglês. O salário médio inicial é de AU$ 18/hora. A possibilidade de aumento salarial como cleaner é rápido e muitas pessoas que começam trabalhando em empresas da área logo arrumam clientes fixos e passam a cobrar entre AU$25 e AU$30 por hora.
  • Labour (pedreiro) / Mudança - Este é um trabalho muito comum para os meninos, pois exige muita força física. Salário médio inicial – AU$ 20/hora (trabalhadores mais experientes recebem bem mais que isso) e os turnos de trabalho mais comuns são pela manhã até o meio da tarde. 
  • Dishwasher (lavador de pratos) ou Kitchen Hand (ajudante de cozinha) - Salário médio inicial – AU$ 16,37/hora, ou seja, o mínimo.
  • Function - Functions são eventos (casamentos, shows, reuniões corporativas, jantares de gala, grandes festivais de música, jogos em estádios e outros eventos na área de hospitality). Salário médio inicial – AU$ 23/hora. Paga-se bem mas o trabalho é bastante casual. A partir de meados de setembro as vagas para trabalhar aumentam muito e mesmo sem experiência alguma é fácil entrar no ramo. Você terá bastante trabalho, mas se prepare para o começo do ano. A partir do dia 02 de janeiro os eventos praticamente acabam e retornam só na primeira quinzena de fevereiro (mesmo assim numa frequência menor do que set/out/nov/dez). Dica importante: antes de procurar emprego em qualquer empresa de function assista os videos abaixo para aprender a carregar três pratos e treine em casa antes de ir pra entrevista.
  • Runner / Waiter/ Waitress (Garçom/garçonete) de restaurante/café -  O trabalho de runner é basicamente pegar os pratos na cozinha e servir nas mesas.Ja o de garcom/garconete inclui mais interação com o cliente e envolve tirar pedidos, servir e limpar mesas, às vezes controlar estoque nos bastidores, retirar lixo e limpar algumas coisas no fim do expediente. Salário médio inicial – AU$ 18/hora. A rotatividade é grande e vagas no centro da cidade são mais concorridas, portanto a sugestão é que você procure oportunidades em diferentes bairros.
  • Driver - Entregador de pizza, motorista de entrega de supermercado, de lojas de bebidas, de caminhão de mudanças e outros. Muitas vagas exigem apenas sua carteira de motorista brasileira. Salário médio inicial – AU$ 20/hora. Ter carteira de motorista australiana costuma aumentar o salário e a facilidade para arrumar um emprego como motorista. 

PASSO-A-PASSO PARA TIRAR A CARTEIRA DE MOTORISTA AUSTRALIANA

  • Nanny (babá) - Emprego mais comum para meninas e uma profissão de grande responsabilidade, afinal, você vai cuidar de filhos dos outros.  Além de gostar de crianças, ter alguma experiência facilitará a sua entrada no mercado de trabalho. Salário médio inicial – AU$ 20. Algumas vagas de babá oferecem a possibilidade de você morar no local, o que pode representar uma boa economia no aluguel.
  • Traffic Controller – Trabalho fazendo o controle de trânsito nas redondezas de obras. Bem aceito para meninas e meninos. Salário médio inicial – AU$ 23, podendo facilmente superar isso. Você vai precisar de fazer alguns cursos e tirar algumas licenças se quiser trabalhar com isso (demora em média 2 dias e custa em torno de AU$430). 

Veja mais algumas das ocupações que costumam empregar estudantes (em inglês para você saber como procurar):

  • Na área de contabilidade - Accounting: bookkeeping, accounts payable, accounts receivable, payroll
  • Na área de suporte administrativo - administrative support: data entry, admin assistant, receptionist
  • Na área de tecnologia da informação - Information Technology: help desk, hardware assembly, PC support, programmer, website developer
  • Na área de servico ao consumidor - Customer service: sales, telemarketing, call center
  • Na área de hotéis e restaurantes - Hospitality: cook, bar attendant, food & beverage attendant, coffee maker (barista) , kitchen hand, sandwich hand, counter hand, housekeeper, room attendant, room service attendant, pizza maker, delivery driver
  • Na área de cuidados - Care work: childcare, aged care, nanny, nursing
  • Na área de vendas - Retail: retail assistant, check-out operator, stock filler, console operator
  • Em outras áreas - Other: security guard, labour, picker/packer, taxi driver, parking attendant, car washer, cleaner etc.

TRABALHO NA ÁREA? GET THE JOB YOU WANT

QUER ENCONTRAR EMPREGO NA SUA INDÚSTRIA? FAÇA UM COACHING DE CARREIRA.

Obter um trabalho na sua area de formação requer habilidades para navegar num competitivo e desconhecido mercado de trabalho, com experiência e conhecimentos locais limitados e muitas vezes sem contatos significativos. Para te ajudar nesta tarefa, oferecemos o GET THE JOB YOU WANT um programa específico para estudantes que queiram trabalhar na Austrália em suas áreas de formação.

O programa tem um êxito comprovado em orientar estudantes internacionais na construção de uma articulada rede de contatos, um correto curriculum vitae, treinamento para entrevistas e utilização de poderosas técnicas que leva a encontrar trabalho em sua área de especialização.

Fazendo o programa você:

  • Receberá um mapa de mercado que contém todas as empresas contratantes de sua indústria de interesse na sua cidade de busca,
  • Terá um treinamento interativo do que fazer, dizer e onde ir,
  • Receberá orientação de como construir múltiplas plataformas de marketing pessoal, incluindo social media,
  • Aprenderá como construir uma poderosa rede de contatos começando do zero,
  • Terá 10 sessões individuais com um Job Search Coaching e suporte contínuo durante todo o programa.

O programa completo inclui 10 sessões individuais de Job Search Coaching, mas você também pode fazer sessões individuais se preferir.  


LICENÇAS E CURSOS PARA TRABALHAR

 

Você vai precisar de uma licença do governo para trabalhar com bebidas alcoólicas, em cassinos e bares, também em construção, como controlador de tráfego, forklift, limpeza e outros. 
Para conseguir a licença será necessário fazer um curso preparatório.  São cursos com duração de um a três dias. Alguns deles são:

  • RSA (responsible service of alcohol)
  • RGC (responsible gambling services) 
  • RTA (traffic controller blue card)
  • TRAFFIC CONTROLLER (yellow card) 
  • (White card / green card) 

Se você decidir fazer qualquer um desses cursos após as suas primeiras 6 semanas na Austrália, você terá que apresentar no mínimo 100 pontos de identificação sendo:

  • Passaporte (70 pontos)
  • NSW photo ID card (25 pontos) 
  • Cartão do Banco (25 pontos)
  • Unique Student Identifier (USI) number

Para criar o seu USI, cique no link: http://www.usi.gov.au/Pages/default.aspx

Entre em contato conosco através do telefone 02 92999323 ou email contact@enjoyaustralia.com.au e poderemos de indicar onde e como fazer esses cursos.

Police Check

Algumas vagas de emprego, especialmente para trabalhar com crianças, exige que se faça o police check. Isso pode feito online através do site http://www.afp.gov.au/what-we-do/police-checks/national-police-checks.aspx

Os valores são:

  • $42.00 for each National Police Check application from a government department or an individual.
  • $42.00 for each National Police Check application from a non-government organisation (eg: commercial entities like brokers, migration agents etc)
  • $139.00 for a fingerprint and National Police Check application, where fingerprints are taken and processed by the AFP.
  • $99.00 for a fingerprint and National Police Check application where fingerprints are supplied to the AFP on application

ONDE BUSCAR TRABALHO

Praticamente todos os jornais tem uma seção de classificados de emprego (normalmente publicadas às quartas e sábados). Existem também muitos sites de busca de trabalho online. Os melhores são:

O site www.gumtree.com.au também oferece muitas vagas, mas você deverá tomar cuidado com esquemas e golpes, que são frequentes nesse site. Não coloque sua foto neste site e nunca pague nenhuma quantia requerida sem antes saber do que se trata.

Além dos sites, sempre recomendamos que você fique de olho nas principais comunidades que oferecem vagas de trabalho nas redes sociais:


HOSPITALITY EVENTS & FUNCTIONS

Assista abaixo vídeos instrutivos que vão te ajudar na hora da entrevista de trabalho como garçom/garçonete:


Empresas de Recrutamento:

Existem empresas especializadas em diferentes áreas e indústrias, tais como Hospitality, Mechandising e Eventos/Functions.  Algumas delas são:


Restaurantes brasileiros em Sydney:

  • Pau Brasil: 214 Parramatta Rd, Homebush - Phone:(02) 9746 9046
  • Boteco: 421 Cleveland St, Redfern - Phone:(02) 9318 2993
  • Churrasco: 60-70 William St, Woolloomooloo - Phone:(02) 9360 6070
  • Cafe Brasilia: 358 Darling St, Balmain - Phone:(02) 8283 1675
  • Brazuca: 49 Sydney Rd, Manly - Phone:(02) 8416 5065
  • Farinha: 222 Coogee Bay Rd, Coogee - Phone:(02) 9664 3462
  • Cafe Rodizio: 20/21-23 Norton St, Leichhardt - Phone:(02) 9572 9479
  • Las Favelas: 386 Victoria Rd, Gladesville - Phone:(02) 9816 4444

Sites de organizadores de eventos:

Visite os seguintes sites de organizadores de eventos para encontrar vagas de trabalho casual.


FAST FOOD & CLEANING

Restaurantes de fast food costumam contratar estudantes assim como empresas de cleaning.


LABOUR & SITES CORPORATIVOS

Veja os seguintes sites de labour solutions e cadastre seu currículo.

Visite os seguintes sites corporativos, procure a seção de “Careers”ou “Job Opportunity” e cadastre seu currículo.


ÁREAS INDUSTRIAIS

A maior parte das grandes cidades possui áreas industriais onde você encontrará fábricas e depósitos de empresas. São sempre bons lugares para procurar trabalho.  Algumas das áreas industriais de Sydney:

Glendenning
Blacktown
Seven Hills
Girraween
Rydalmere
Rosehill
Ermington
Camellia
Wetherill Park
Smithfield
Yennora
Guildford
Silverwater
Newington
Lansvale
Lane Cove West

Artarmon
Marrickville
Tempe
St. Peters
Newtown
Erskineville
Alexandria
Rosebery
Waterloo
Zetland
Kingsgrove
Botany
Banksmeadow
Mascot
Matraville
Auburn

Regents Park
Chullora
Strathfield South
Milpera
Bankstown
Peakhurst
Mortdale
Hornsby
Penrith
St. Marys
Mount Druitt
Riverstone
Liverpool
Moorebank
Minto
Ingleburn


MODELOS DE CURRÍCULOS & COVER LETTERS

 

A gente sabe que no começo você pode não ter muita experiência na área de trabalho para qual você está aplicando. E muitas vezes a sua área de estudos também pode ser bastante diferente da área na qual você vai trabalhar na Austrália. Então como fazer um currículo sem experiência e qualificação?

Pra começar, a gente sugere que você não minta por dois motivos simples:

  1. Porque geralmente antes de você ser contratado passará por um trial period onde seu futuro empregador vai te testar e endereçar a você tarefas comuns do dia-a-dia do trabalho. Se você não souber como se portar, o seu possível empregador provavelmente ja vai descobrir toda a verdade. (O Trial varia de 2 a 6 horas de trabalho, podendo ou não ser pagos dependendo do seu empregador e do seu desempenho. Sugerimos que você converse com seu empregador antes de fazer os trails para que tudo fique claro e você não se sinta lesado).
  2. Porque mentir no seu currículo pode passar para os seus futuros empregadores uma imagem errada do seu caráter. Honestidade é uma virtude muito apreciada no mercado de trabalho e você não vai querer se queimar por uma bobagem.

Uma boa alternativa é realmente fazer um esforço pra se lembrar de todas as experiências que você teve relacionadas aquela área. Por exemplo, se você está aplicando para um trabalho de garçonete, lembre-se se ja fez algum trabalho voluntário servindo mesas, ajudando em algum aniversário ou casamento. Se você está aplicando para algum trabalho de kitchen hand, lembre-se se ja prestou algum serviço na sua comunidade, escola ou igreja quando era mais novo. 

Outra dúvida comum é se você deve ou não colocar sua formação acadêmica. A nossa dica é: seja o mais relevante possível! Imagina se você comeca a ler um guia de como encontrar trabalho em Sydney e o guia só falar de moradia em Perth por exemplo? Sera que você vai continuar lendo?

Então vamos pensar assim: uma vaga de emprego e um problema que o seu futuro empregador precisa resolver. Através do seu currículo você precisa demonstrar que é a solução perfeita para aquele problema! Pensando assim, você pode perceber que quando o empregador anuncia uma vaga de Cleaner ele não está interessado em um engenheiro. Se o empregador anuncia uma vaga de garçonete, ele não está interessado em uma advogada, certo? Logo, não vai ser uma boa ideia colocar a sua formação, caso ela não seja relevante para a vaga. Além da falta de relevância, o seu futuro empregador pode pensar que você é "overqualified" para o trabalho proposto ou pensar que você não vai durar muito tempo no emprego, etc.

Então só coloque no seu currículo o que for relevante para o seu empregador. Mas nem tudo está perdido! Você pode usar a sua experiência adquirida na sua formação e transformar isso para o seu benefício. Por exemplo: se você era advogada e está aplicando para uma vaga de garçonete, pode dizer em seu currículo que tem atenção a detalhes, que sabe trabalhar em equipe, que tem bastante concentração, que sabe lidar com o público etc. 

Seu desafio ao montar um currículo é fazer com que a pessoa que irá receber e avaliar se interesse por você, queira saber mais à seu respeito e te convide para uma entrevista ou até mesmo um trial! 

Para fazer o download dos modelos abaixo em word, basta clicar em cima de cada titulo.

  • Lembre-se que para cada posição você deverá fazer um currículo especifico
  • Seja relevante
  • Coloque trabalhos voluntários e relacionados à área de aplicação 
  • Um sorrisão no rosto, demonstre atitude e boa vontade e vá à luta! 

CONTATOS, APPS E LINKS ÚTEIS

  • Para dicas de trabalho e networking siga nosso LinkedIn: linkedin.com/company/enjoy-australia
  • Para dicas gerais e vagas de trabalho curta nossa fan page: facebook.com/enjoyaustralia.com.au
  • Temos também um grupo no facebook com vagas atuais de trabalho: facebook.com/groups/trabalhoemsydney
  • E-mail: contact@enjoyaustralia.com.au
  • Telefone: (+61) 02 9299 9323 / Celular: (+61) 0421 596 999 / (+61) 0403 320 306 / WhatsApp: +61 417 097 499
  • Endereço: 50 Clarence Street, 7º andar, sala 706. Sydney - NSW - 2000 (Perto da Wynyard Station). 

WWW.ENJOYAUSTRALIA.COM.AU

CONTATOS ÚTEIS


O que você precisa, a Enjoy te oferece:

 

 

Pacotes de Intercâmbio

São várias opções de escolas com preço honesto. Você decide onde quer estudar e quanto pode pagar.

Coaching de Carreira

A gente tem uma rede de contatos incrível para você conquistar aquele tão sonhado trabalho na Austrália.

Cursos de Extensão

Complemente sua graduação, dê um tapa no currículo e veja sua carreira decolar ou siga um novo caminho fazendo VET.

Moradia

Temos moradias temporárias em casas de família ou de estudantes. Tá aí uma oportunidade de conhecer gente nova logo de cara!

OSHC

Não tem como tirar o visto de estudante sem um seguro de saúde.

Esse aqui é obrigatório!


PROBLEMAS & OPORTUNIDADES

 

Fazer intercâmbio é uma oportunidade para crescer, amadurecer,  descobrir mais sobre você e sobre o mundo. 
Você terá a chance de saber como reage ao enfrentar uma situação nova e desconhecida, irá aprender a encarar os desafios e solucionar seus problemas. Sempre que precisar, entre em contato conosco. Já passamos por tudo isso e podemos te ajudar!
A cultura e o ambiente são diferentes do Brasil, você poderá sentir saudades de casa, tudo será novo. Portanto, quanto mais curioso e disposto a aceitar as mudanças você estiver, melhor será sua adaptação.

Não se apegue a julgamentos e conceitos já formados anteriormente.  Aproveite para observar, ouvir e aprender, sem julgar e criticar. A Austrália e um dos países mais multiculturais do planeta. Você vai encontrar e conviver com muitos asiáticos, britânicos, indianos, europeus, árabes e sul-americanos, aproveite essa diversidade para aprender.
Lidar com diferentes sotaques também vai ajudar no seu aprendizado do inglês.

É facil?

  • É fácil arrumar trabalho na austrália? 

Existe uma boa oferta de trabalho na Austrália, mas você vai precisar ir à luta com vontade, bater perna, enviar vários currículos, fazer “trials” de graça, ouvir um monte de não. Depende muito do nível de inglês e mais ainda da disposição. 

  • É fácil arrumar acomodação? 

Você vai precisar de paciência para pesquisar anúncios, ligar para os locatários e fazer várias visitas até encontrar um lugar onde você se sinta bem. Dá trabalho.

A pergunta correta é: 

  • Vou conseguir arrumar trabalho? 

Com certeza sim. Pode demorar um pouco, mas todo mundo consegue.

  • Vou arrumar uma acomodação? 

Vai. Depende apenas de um certo esforço.

*Achar que fazer intercâmbio é muito fácil pode gerar alguma decepção. A experiência é muito rica, divertida, você vai aprender um monte e crescer como pessoa. Pode até não ser fácil, mas vale muito a pena!