ORIENTAÇÕES GERAIS

  • As aplicações são realizadas online, por esta razão, todos documentos podem ser digitalizados e enviados por email. (Solicitamos que todos estejam em boa qualidade, documentos fora de foco, ilegíveis ou escuros não serão aceitos)
  • Todos os documentos deverão ser apresentados em Inglês:
    • Como as aplicações hoje são realizadas online, elas podem ser analisadas por agentes de imigração localizados em diferentes localidades. Por esta razão, solicitamos as traduções dos documentos para evitar retrabalho e atraso na análise.
  • É de grande importância que o conjunto de documentos demonstre clareza nas informações e genuinidade da intenção de estudos na Austrália, bem como comprovar vínculos do aplicante com seu país de origem.

DOCUMENTOS PRINCIPAIS (para aplicante principal)

1.  Responder o questionario da Enjoy Australia sobre o seu visto (Visa Form): 

  • Clique no botão abaixo para acessá-lo e lembre-se: responda da maneira mais completa possível, qualquer resposta errada ou falsa poderá fazer com que seu visto seja negado pela Imigração Australiana. 

2. Cópia colorida do passaporte (somente as páginas com as informações pessoais). O passaporte deverá ter validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque e ter ao menos 2 folhas em branco.

3. Cópia colorida de ao menos um documento de identidade (RG, CNH ou Certidao de Nascimento). Envie o mesmo que for informado no Visa Form. Caso seja apresentada a CNH, esta deverá estar dentro da validade. 

4. Carta de intenção em inglês: 

  • Caso você esteja offshore (fora da Austrália) e seja o aplicante principal, clique aqui para acessar um modelo de carta. 
  • Caso você esteja onshore (dentro da Austrália) e seja o aplicante principal, clique aqui para acessar um modelo de carta.

5. OSHC:

  • Se este for o seu primeiro visto de estudante, seu seguro de saúde obrigatório (OSHC) será fornecido pela agência após o pagamento e a aplicação do seu visto.
  • Se você estiver sob um visto de estudante válido, envie as informações sobre o seu seguro de saúde obrigatório (OSHC) vigente.

6. CoE (confirmation of enrolment/confirmação de matrícula da escola - fornecido pela escola/agência após o pagamento do curso)

7. Carta de Licença do Trabalho ou Garantia de Emprego (papel timbrado, assinado, carimbado e com firma reconhecida):

  • Caso você já tenha trabalhado na empresa, clique aqui para acessar um modelo de carta. 
  • Caso você nunca tenha trabalhado na empresa, clique aqui para acessar um modelo de carta. 

9.  Comprovante dos cursos acadêmicos (Diploma e/ou histórico - original e traduzido). Caso ainda esteja cursando, apresentar a carta de trancamento da matrícula (original e traduzida).

10. Comprovante de conclusão de todos os cursos na Austrália (se aplicável). Caso ainda esteja cursando, apresentar a carta de matricula emitida pela instituição.

11.  Comprovante de relacionamento com os membros da sua família, acompanhantes ou não acompanhantes (somente para filhos e cônjuges. Enviar a certidão de nascimento e/ou a certidão de casamento, mesmo que eles não estejam vindo junto para Australia. Caso algum filho for adotado, enviar os documentos da adoção).

12. Caso tenha mudado seu nome, apresentar cópias autenticadas da mudança de nome (exemplo: certidão de casamento, divórcio).

13. Caso tenha dupla cidadania, enviar a cópia dos passaportes vigentes. 

14. Formulario 956A (Esse é um formulário obrigatório em que voce assina autorizando a agencia a aplicar o seu visto. Nossa equipe irá enviar o formulário durante o processo de analise dos seus documentos e vai lhe orientar no preenchimento dele.

DOCUMENTOS FINANCEIROS

Todos os estudantes devem ter capacidade financeira suficiente para cobrir as despesas relacionadas ao curso e ao custo de vida na Austrália. Como parte do processo de visto, as escolas e imigração poderão exigir que você forneça evidências de sua capacidade financeira. Só serão aceitos documentos financeiros que apresentem liquidez e acesso genuíno do estudante aos fundos. 

A comprovação de capacidade financeira pode ser demonstrada através de uma das seguintes opções:

1. Comprovação de fundos.

Os fundos podem ser demonstrados através de: depósito de dinheiro ou empréstimo junto a uma instituição bancária, empréstimo do governo, bolsa de estudos ou patrocínio.

Os extratos deverão comprovar no mínimo AUD $20.290,00 para o primeiro ano de permanência na Austrália (ou seja: AUD$1.690,83 por mês.)

* vide tabela de comprovação financeira.

2. Evidência de renda anual.

O aplicante deverá fornecer evidência de renda anual pessoal de, no mínimo, AUD$60.000.

Para estudantes acompanhados por membros familiares, a quantia é no mínimo AUD$70.000. A renda demonstrada deve ser pessoal, do cônjuge ou dos pais do estudante. Em casos onde ambos os pais do estudante trabalhem, a renda combinada dos dois pode ser considerada para esta exigência. Em todos os casos, a evidência de renda anual deve ser apresentada na forma de documentação oficial do governo, como imposto de renda completo.

Tabela de Valores.jpg

Importante: Você poderá contar com suporte familiar para comprovação financeira, entretanto, a imigração aceita apenas suporte de pais ou cônjuge. Caso voce utilize suporte financeiro familiar, será necessário preencher uma carta que comprove o suporte financeiro (clique aqui para download da carta) e também deverá enviar uma cópia colorida da identidade do seu suporte financeiro.

DOCUMENTOS PARA OS ACOMPANHANTES DO APLICANTE PRINCIPAL

1.  Cópia colorida do passaporte (somente as páginas com as informações pessoais). O passaporte deverá ter validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque e ter ao menos 2 folhas em branco.

2. No caso de aplicação de visto de acompanhante, você precisará demonstrar provas do seu relacionamento através de documentos como: certidão de nascimento e/ou certidão de casamento. Caso você não seja casado e tenha um relacionamento "de facto", você precisará demonstrar evidência de convivência marital com o/a parceiro/a de pelo menos 12 meses. (Extratos de conta conjunta, contrato de aluguel, comprovante de endereço, form 888 e statutory declaration), mais o registro do relacionamento.

3. Responder o questionario da Enjoy Australia sobre o seu visto (Visa Form): 

  • Clique no botão abaixo para acessá-lo e lembre-se: responda da maneira mais completa possível, qualquer resposta errada ou falsa poderá fazer com que seu visto seja negado pela Imigração Australiana. 

4. Carta de intenção em inglês (todos os acompanhantes devem ter uma carta de intenção pessoal, inclusive bebês e crianças): 

  • Caso você esteja offshore (fora da Australia) e seja um acompanhante, clique aqui para acessar um modelo de carta. 
  • Caso você esteja onshore (dentro da Australia) e seja um acompanhante, clique aqui para acessar um modelo de carta. 

5. OSHC:

  • Se este for o primeiro visto de estudante do aplicante principal, seu seguro de saúde obrigatório (OSHC) será fornecido pela agência após o pagamento e a aplicação do seu visto.
  • Se você estiver sob um visto de estudante válido, envie as informações sobre o seu seguro de saúde obrigatório (OSHC) vigente.

6. Matrícula e pagamento numa escola australiana (apenas para acompanhantes entre 5 anos e 17 anos).

  • Em caso de filhos adotivos ou se você tiver a guarda legal de uma criança menor de 18 anos é necessário apresentar o documento official de guarda/adoção.

7. Caso tenha mudado seu nome, apresentar cópias autenticadas da mudança de nome (exemplo: certidão de casamento, divórcio).

8. Caso tenha dupla cidadania, enviar a cópia dos passaportes vigentes. 

DOCUMENTOS ADICIONAIS

Para alguns cursos vocacionais/técnicos e de superiores, você deverá apresentar comprovante de inglês. (Veja no quadro abaixo os exames de proficiência aceitos pela imigração e sua respectiva pontuação).

  1. Exames médicos (poderão ser solicitados pela imigração após a aplicação do visto). Você receberá as orientações da imigração por email depois de aplicado seu visto.

  2. Vacina contra Febre Amarela, mínimo de 10 dias antes do embarque (carteira internacional de vacina da Anvisa. Não é obrigatória apresentação para o visto, mas sim para o embarque de sulamericanos para a Australia).

  3. A imigração poderá requerer certificado de bons antecedentes criminais (penal clearance) dos países onde você viveu por 12 meses ou mais, nos últimos 10 anos, desde quando você completou 16 anos de idade. 

  4. Certificado Militar: Se você serviu o exército de algum país, a imigração poderá requerer cópias autenticadas do seu certificado militar ou do seu certificado de reservista caso você tenha sido dispensado.


PERGUNTAS FREQUENTES:

Quanto tempo de antecedência devo aplicar para o meu visto de estudante para a Austrália?

A aplicacao do visto em si, so podera ser feita com no maximo 90 dias de antecedencia da data de inicio do seu curso. (Exemplo: se voce comprou um curso na Australia que tera inicio no dia 04/04/2017 a aplicacao do seu visto podera ser feita a partir do dia  05/01/2017).

Contudo aconselhamos que você de início ao seu projeto (seja de estudar pela primeira vez ou de renovar o visto de estudante na Australia) com pelo menos 3 ou 4 meses de antecedência. Assim teremos tempo suficiente para fazer todas as etapas de seu processo com tranquilidade. *Caso voce queira estudar em alguma universidade voce devera comecar a preparar a sua matricula com 4 a 6 meses de antecedencia.

Qual a validade do meu visto para a Austrália?

O visto de estudantes possui a duração do curso a ser realizado, podendo ser acrescido um período a mais de férias após o término sua conclusão. Em geral, a concessão desse período férias segue a seguinte regra:

  • Se o curso tiver duração entre 14 semanas e 10 meses, o visto poderá ter um mês a mais de ferias no final do curso.
  • Se o curso tiver duração superior a 10 meses, o visto poderá ter dois meses a mais de validade depois do curso.
  • E se o curso tiver duração superior a 10 meses e terminar entre Novembro e Dezembro, o visto de estudo poderá ser válido até dia 15 de março do ano seguinte.

Exemplo:
Se você escolher um curso de 6 meses de duração, a validade do seu visto será de 7 meses. A imigracao australiana concede geralmente um 1 mês a mais de visto em relação à duração do curso para que você possa tirar férias e viajar, ou ainda providenciar a renovação do visto.
Durante o período do curso o intercambista com visto de estudo pode trabalhar por até 40 horas quinzenais, porém, durante as férias concedidas pela Embaixada, ele pode trabalhar período integral.

Quais os custos para aplicar para o visto de estudante?

  • Taxas da Escola (veja orcamento)
  • Taxa do visto de estudante: AU$ 575
  • Exame médico (se necessario) validos por 12 meses: AU$ 380
  • Seguro saúde obrigatorio (OSHC): Aproximadamente AU$ 51 por mês

*A partir da segunda renovação de visto dentro da Austrália a imigracao cobra uma taxa adicional de AU$ 700 (further stay fee).

Quem pode ser Custeador do meu visto?

Custeador é a pessoa que será responsável financeiramente pela viagem e quem, perante a embaixada Australiana, será responsável por garantir uma reserva mínima de AUD $20.290,00 para o primeiro ano de permanência na Austrália (ou seja: AUD$1.690,83 por mês.), mais cursos e passagens devendo este enviar todos os documentos comprobatórios acima citados. O aplicante poderá ter ate 2 custeadores e somente pais e/ou parceiros poderão atuar como custeadores.

Qual é o prazo de análise do visto pela imigracao?

O Departamento objetiva finalizar 75% dos requerimentos completos de visto de estudante dentro de um mês, a partir da data de aplicação. Este prazo é apenas médio, o departamento pode demorar mais tempo. O não envio de todos os documentos necessários pode acarretar atrasos no processamento ou uma recusa do visto. 

Posso trabalhar com visto de turista?

Não. Em nenhuma hipotese voce podera trabalhar portando visto de turista e se for pego podera ser preso e deportado.

Posso permanecer na Australia depois de terminar o visto de estudante?

Não. Porem, voce poderá aplicar outro visto caso nao tenha nehuma restricao.

Que vistos poderei aplicar depois do meu visto de estudante:

  • Post Study Work Visa: caso tenhas terminado um curso universitário com duração igual ou superior a 2 anos (mais precisamente 92 semanas) e tenha chegado na australia pela primeira vez apos novembro de 2011.
  • Visto de Estudante: se quiseres prosseguir os estudos
  • Visto de Turista: se quiseres viajar pelo país
  • Visto de Sponsor: se uma empresa te oferecer um sponsor e sua profissao estiver na lista de sponsor
  • Visto de Imigração: se voce preencher todos os requisitos para aplicar este visto
  • Working Holiday Visa: se voce for elegível para aplicar este visto

O que e Post Study Work Visa?

Este visto possibilita aos recém graduados na Austrália, uma esperiência profissional qualificada durante alguns anos no próprio país. Este tipo de visto é uma grande oportunidade para os estudantes se poderem mostrar às empresas australianas uma vez que podem trabalhar sem qualquer tipo de limitação, podendo desta forma aumentar as possibilidades de um visto de sponsor por parte de uma empresa ou por outro lado conseguirem adquirir as condições em falta para a aplicação de um visto de imigração.

Quem pode aplicar e qual a duração do Post Study Work Visa?

Caso voce tenha terminado um curso universitário com duração igual ou superior a 2 anos (mais precisamente 92 semanas), e tenha chegado na australia pela primeira vez apos novembro de 2011. Voce tem o direito de aplicar para o Post Study Work Visa, que te permitirá trabalhar a full-time. Este visto aplica-se a recém graduados na australia em:

  • Licenciaturas - 2 anos de post study work visa
  • Masters by coursework - 2 anos de post study work visa
  • Masters by research - 3 anos de post study work visa
  • PHD - 3 anos de post study work visa

Onde encontro tradutores juramentados?

  •     Leisa        0431.657.829    leisa@prontotranslations.com.au  
  •     Silmara    0423.788.736    s_ibanhez@yahoo.com
  •     Gerson    0432.515.925